Maracambuco Biografia


 O Maracatu Nação Maracambuco nasceu em 09 de Junho de 1993, na cidade de Olinda, berço da cultura pernambucana, com o intuito de divulgar, preservar, valorizar e difundir a arte e cultura popular de Pernambuco em especial o maracatu nação, de baque virado, tendo como regente Iemanjá (mãe de todos os orixás e da fertilidade). Com trabalho baseado em apresentações em cortejos no período do carnaval e alguns eventos de referência durante o ano e assessoria a feiras de ciências em instituições de ensino (colégios, universidades e faculdades).
  Através do trabalho cultural, iniciou-se o desenvolvimento de ações de assistência social junto à comunidade a qual o grupo está inserido, atualmente possui mais de 100 (cem) integrantes entre crianças e adolescentes numa faixa etária de 16 a 20 anos, que freqüentam o Maracambuco diariamente e participam das oficinas gratuitas que o Grupo oferece. Garantindo assim a transformação social desses cidadãos através da arte e cultura popular, utilizada em nosso trabalho como principal ferramenta de resgate do ser  humano.
  Na necessidade de ampliação dos projetos de assistência social junto a nossa comunidade surgiu o "Invista-se, Vista Maracambuco", iniciativa que visa à venda de produtos com a marca Maracambuco em pontos estratégicos, rendendo recursos para a manutenção das atividades exercidas com os integrantes, como oficinas de dança, percussão, entre outras iniciativas totalmente gratuitas, os produtos da marca Maracambuco estão à venda em mais de 10 (dez) pontos da Região Metropolitana do Recife atualmente.
  Com esse pensamento de unir a cultura ao social, o Maracambuco forma percussionistas e dançarinos que se apresentam em grandes eventos e festivais não só de Pernambuco, mas de todo o Brasil, a exemplo da Fenneart/Centro de Convenções, Festival de Inverno de Garanhuns, Projeto Amigos da Escola e Criança Esperança/Rede Globo, participam de Carnavais de toda região metropolitana, programação dos Shoppings Tacaruna, Guararapes e Recife, eventos empresariais Projeto Monumenta/BID, Instituto Telemar, eventos turísticos ABAV, Encontro de Dirigentes de Marketing, Lançamento do Guiatur, receptivos em grandes resorts a exemplo Blue Tree Park, Universidades Ufpe, Unicap, Esurp, entre outros.